Projeto

Clique na imagem para ampliar
O projeto "Demografia da Seca" envolve um conjunto de esforços em sub-projetos com foco em questões demográficas relacionadas ao semiárido nordestino, com particular atenção à região do semiárido setentrional. Assim, busca aglutinar esforços em uma mesma plataforma para sistematizar a pesquisa e produção científica relacionada ao tema em torno de captação de recursos para pesquisa científica na região. Abaixo, está uma breve descrição de cada projeto, fonte de financiamento e vigência dos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento.

O RECORTE ESPACIAL do projeto privilegia a porção setentrional do semiárido nordestino, denominada por alguns como semiárido norte, e que limita-se aos municípios do semiárido localizados ao norte do Rio São Francisco.

**********

Vulnerabilidade e Adaptação no Nordeste Brasileiro: Perspectivas Locais e Regionais sobre a Urbanização no Seridó Potiguar
O objetivo da pesquisa é analisar os dilemas ambientais urbanos de uma região onde o tema é subexplorado, embora os aspectos ambientais sejam prementes. Trata-se da região do Seridó Norteriograndense, que tem passado nos últimos anos uma das mais graves crises hídricas dos últimos 50 anos. Ao contrário do que imaginário social pressupõe, o grau de urbanização dessa região é da ordem de 85%, ou seja, é uma região tão ou mais urbanizada que muitas regiões do Sudeste. Entretanto, a maior parte dos 216 mil habitantes da região reside em pequenos municípios, sendo os maiores Caicó (62 mil) e Currais Novos (42 mil). Considerando os efeitos futuros de mudanças climáticas e até contextos de desertificação iminentes, este recorte é de fundamental importância para se entender as interações entre as pequenas e grandes localidades urbanas.
Financiamento: Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – RedeCLIMA. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade: auxílio financeiro. Vigência: ago/2016 a jan/2017.

**********

Impacto dos Programas de Transferência de Renda sobre a Dinâmica Populacional e Redução da Pobreza no Semiárido Setentrional Nordestino
O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto dos programas de transferência de renda, frente aos desafios impostos pela estiagem na região do semiárido setentrional, na dinâmica demográfica (fecundidade, transição da estrutura etária, migração e mortalidade infantil). Espera-se mensurar e estimar de que maneira as políticas sociais podem ter contribuído para o enfrentamento da seca e da situação de pobreza, e como se comportam os componentes da dinâmica demográfica nos diferentes perfis da população da baixa renda na região (beneficiários, não beneficiários, beneficiários potenciais e egressos dos programas de transferência de renda).
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade: auxílio financeiro. Vigência: JAN/2014 a JUN/2015.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário